15ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2023

#Administração 16 DE MAIO DE 2023

Foi realizada nesta terça-feira (16/05) a 15ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais, tem conduzido os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 6 dos 9 vereadores.

Os vereadores que fizeram uso da palavra apresentaram demandas da população de diversas localidades, principalmente sobre questões relacionadas ao atendimento médico no município, como também sobre o atraso salarial de diversas classes de servidores, que já está prejudicando a oferta de serviços à sociedade.

Ighor Crateú, Presidente da Câmara de Vereadores, ao fazer uso da palavra comentou a situação da empresa de terceirização de servidores, como também sobre a saúde pública do município. "A gente já telefonou para a empresa terceirizada e contratada pela prefeitura, já fizemos vários requerimentos e pedidos de informação, porque os servidores contratados por essa empresa não aguentam mais, tem gente aí que tá há dois meses sem receber, e olha que também não sabe e nem quanto vai receber e tivemos notícia que tem gente recebendo cerca de oitocentos reais, eu mesmo sou indagado por funcionários todos os dias para tentar sair dessa empresa e ficar como era antes na prefeitura, a gente enquanto representante do povo vai continuar cobrando e buscando melhorias pra nossa gente, esse é nosso papel e não fugimos dele."

"Quanto à saúde municipal quero aqui retribuir todas as lutas da categoria de enfermagem, técnicos e auxiliares de enfermagem, homens e mulheres que cumprem seu papel cuidando de todos nós que fazemos parte do município de Orocó, dando o seu melhor e muitas das vezes arriscando a própria vida, para salvar outra. Vendo a sanção da Lei Federal onde garante esse repasse de verba e valorização dessa categoria, nada mais que justo apresentar um requerimento solicitando que o gestor do nosso município possa sair na frente e já ir preparando um projeto de lei tratando do piso salarial dessa categoria, que merecem muito." - pontuou Ighor.

Professora Jacielma e João de Demar, comentaram sobre a situação das estradas rurais, onde enumeraram pontos que precisam de serviços urgentes, como também pontos onde as máquinas já realizaram ações, destacando que o transporte escolar e o escoamento de produção estão sendo afetados pela demora na conclusão desses serviços de requalificação.

O presidente ainda aproveitou a oportunidade para parabenizar todas as mães pela data comemorativa do último domingo, como também à todos os garis que comemoram seu dia neste 16 de maio, "servidores esses que dão o máximo de si, para manter a nossa cidade limpa e organizada, merecem todo o nosso respeito e reconhecimento por tudo que fazem por nosso município." - finalizou o presidente.

Os parlamentares Patrício do Projeto, Jéssica Cavalcante e Hélio de Zefinha, criticaram a forma como a saúde pública do município está sendo tratada, onde segundo os parlamentares a população não está sendo atendida da forma correta e há em alguns casos demora no atendimento de até 25min em casos de urgências. Os parlamentares pedem que a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde possam está averiguando a situação e buscando uma solução para essa problemática.