RESUMO DA 9ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2º PERÍODO LEGISLATIVO

#Administração POR HENRIQUE 26 DE SETEMBRO DE 2023

Foi realizada nesta terça-feira (26/09) a 9ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais tem conduzido os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 6 dos 9 vereadores.

Os vereadores que fizeram uso da tribuna, apresentaram indicações para que serviços emergenciais sejam realizados no município, como também cobranças à administração municipal e estadual. Os parlamentares comentaram ainda sobre a problemática envolvendo o pagamento do piso nacional da enfermagem, e atraso de salários de alguns servidores da saúde.

DESTAQUES:

Thiago Vasconcelos pediu que a população continuasse cobrando ações da Compesa, utilizando as redes sociais para que o clamor chegue até a governadora Raquel Lyra. Destacando que em vários pontos da cidade há canos estourados enquanto em outras localidade falta água.

Jéssica Cavalcante fez uma indicação para que o prefeito contrate profissionais de segurança para as escolas municipais, destacando que um incidente foi registrado numa escola do Projeto Zé Preá, fazendo com que haja a necessidade desse tipo de profissional nas unidade s de ensino.

Professora Jacielma comentou sobre festejos e novenário no território quilombola, convidando toda a população para se fazer presente. E ainda sobre a eleição do conselho tutelar, destacando que a população deve votar para escolher os representantes desse importante órgão de garantia de direitos da criança e do adolescente.

Maria Eduarda apresentou pedido para instalação de lixeiras na beira do rio. Comentou sobre a demora do município para resolução de problemas no saneamento básico municipal. E falou sobre o pagamento dos profissionais da saúde.

Ighor Crateú, presidente da Câmara de Vereadores, comentou sobre a situação salarial dos profissionais da saúde, onde alguns relataram que receberam a menos o complemento do piso salarial, que colegas na mesma função e carga horária, falou sobre a situação de abastecimento por meio de carro-pipa em comunidades rurais e a situação das estradas.

6 sem

Foto do perfil de camaraoroco

"A gente tem recebido vários relatos da categoria da saúde reclamando que o complemento recebido do piso salarial do governo federal, onde alguns relatam que receberam valores diferentes, menos que colegas na mesma função e a mesma carga horária, e alguns até nem receberam. Sobre a falta de água, a situação de abastecimento do carro-pipa tem que retornar com urgência, temos recebido constantemente pedidos de socorro de várias localidades, e a gestão tem que resolver esse problema e com esse aumento da temperatura não está sendo fácil para quem tem água na porta, imagina a família que depende do poder público, como também das estradas que sabemos que a pouco tempo foi feito o patrolamento, mas é necessário voltar a serem feitas, pois algumas áreas estão bem danificadas, é preciso colocar um material de qualidade e assim garantir um serviço de qualidade e que dure por mais tempo as estradas rurais do nosso município." - disse o presidente.